- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagem em destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Como tudo começou...
Tudo começou
num maravilhoso curso de “Eco Brinquedo Pedagógico” que fiz no ano de 2012 na
faculdade onde curso Pedagogia. A partir desse curso mil ideias surgiram em
minha cabeça, que vou compartilhar com vocês, minhas amigas blogueiras, a partir de agora.
Meu diploma de conclusão do curso.
O tema: construindo eco brinquedos
para trabalhar o raciocínio lógico-matemático resultou nisso:
Uma malateca matemática!
Uma malateca matemática!
Esse trabalho também é resultado do estágio realizado no ensino fundamental que trata da Metodologia do Ensino de Matemática. Os jogos(alguns eco jogos) foram desenvolvidos sob a supervisão da pedagoga da escola, que supervisionou nosso estágio( fiz com uma amiga da faculdade). Os jogos(que euzinha fiz...) serão doados para a escola.
A
seguir apresentarei cada jogo:
Jogo “Nunca Dez Reciclado”.
Série: 3º anoConceitos matemáticos trabalhados através do jogo: construir o significado do Sistema de Numeração Decimal.
Como aplicar o jogo “Nunca Dez Reciclado” em sala de aula:
A professora deve formar grupos de 3 alunos onde um será o juiz.
·
O grupo deve decidir quem começa o jogo.
·
Cada um dos participantes deve jogar o dado. A
quantidade que ele conseguir com o lançamento do dado é a quantidade (unidade)
de palitos que ele deve pegar e colocar na gaveta da unidade.
·
Quando o jogador conseguir juntar 10 palitos (10
unidades) ele precisa trocar (com o juiz) por uma dezena (10 palitos agrupados
por um elástico). A dezena conquistada deverá ficar na gaveta correspondente.
·
Quando o primeiro jogador conseguir juntar 10
dezenas ele fará a troca por uma centena (100 palitos agrupados).
·
Ganha quem conseguir juntar a centena em primeiro
lugar.
·
O juiz é quem fiscaliza a vez de cada um jogar e
também realiza as trocas. Ele fica com a caixa onde estão os palitos.
·
Com o tempo o professor pode acrescentar a unidade
de milhar, unidade de dezena, etc.
Durante o
jogo a professora deve passar pelos grupos questionando sobre: quem está
ganhando? Quantos pontos cada um tem? Quantos faltam para conseguir uma dezena
ou uma centena? Quantas unidades tem uma dezena? Quantas unidades tem uma
centena?
Essas
perguntas ajudarão o professor a perceber se os alunos estão conseguindo
entender as regras para as trocas e formação dos números.
Obs.: A
sala pode ser dividida em dois grupos para jogar também. Nesse caso o professor
deve assegurar que todos os integrantes da equipe participe de alguma maneira.
Jogue com
seus alunos até que eles tenham assimilado o Conceito de Numeração Decimal.
- Caixas de leite agrupadas representando: unidade, centena e dezena.
- Palitos de sorvete agrupados com elásticos em dezenas e centenas. Dado reciclado feito com caixa de chá.
Materiais que utilizamos
para confecção do jogo “Nunca Dez Reciclado”.
Segue abaixo materiais que
são necessários para realização do jogo:
* 1 Tabuleiro para grupo, que contenha unidade, dezena e centena,
podendo ser de caixa de leite, ou qualquer material reciclável (modelo em
anexo);
Obs.: O professor poderá confeccionar cartelas de cartolina para
substituir as caixas.
* 1 ou 2 dados (em anexo);
* Palitos de picolé (em anexo);
* Elástico de borracha (em anexo);
eco brinquedo
ensino fundamental
estágio no ensino fundamental
matemática
material dourado reciclado
quadro valor lugar
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
GOSTOU? O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?
DEIXE AQUI SUAS SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!!