Postagem em destaque

Eco Jogos para aprender Matemática

Como tudo começou...

Tudo começou num maravilhoso curso de “Eco Brinquedo Pedagógico” que fiz no ano de 2012 na faculdade onde curso Pedagogia. A partir desse curso mil ideias surgiram em minha cabeça, que vou compartilhar com vocês, minhas amigas blogueiras, a partir de agora.


Meu diploma de conclusão do curso. 


O tema: construindo eco brinquedos para trabalhar o raciocínio lógico-matemático resultou nisso:
 Uma malateca matemática!

Esse trabalho também é resultado do estágio realizado no ensino fundamental que trata da Metodologia do Ensino de Matemática. Os jogos(alguns eco jogos) foram desenvolvidos sob a supervisão da pedagoga da escola, que supervisionou nosso estágio( fiz com uma amiga da faculdade). Os jogos(que euzinha fiz...) serão doados para a escola.


A seguir apresentarei cada jogo:

 Jogo “Nunca Dez Reciclado”.
Série: 3º ano
Conceitos matemáticos trabalhados através do jogo: construir o significado do Sistema de Numeração Decimal.
Como aplicar o jogo “Nunca Dez Reciclado” em sala de aula:
A professora deve formar grupos de 3 alunos onde um será o juiz.
·         O grupo deve decidir quem começa o jogo.
·         Cada um dos participantes deve jogar o dado. A quantidade que ele conseguir com o lançamento do dado é a quantidade (unidade) de palitos que ele deve pegar e colocar na gaveta da unidade.
·         Quando o jogador conseguir juntar 10 palitos (10 unidades) ele precisa trocar (com o juiz) por uma dezena (10 palitos agrupados por um elástico). A dezena conquistada deverá ficar na gaveta correspondente.
·         Quando o primeiro jogador conseguir juntar 10 dezenas ele fará a troca por uma centena (100 palitos agrupados).
·         Ganha quem conseguir juntar a centena em primeiro lugar.
·         O juiz é quem fiscaliza a vez de cada um jogar e também realiza as trocas. Ele fica com a caixa onde estão os palitos.
·         Com o tempo o professor pode acrescentar a unidade de milhar, unidade de dezena, etc.
Durante o jogo a professora deve passar pelos grupos questionando sobre: quem está ganhando? Quantos pontos cada um tem? Quantos faltam para conseguir uma dezena ou uma centena? Quantas unidades tem uma dezena? Quantas unidades tem uma centena?
Essas perguntas ajudarão o professor a perceber se os alunos estão conseguindo entender as regras para as trocas e formação dos números.
Obs.: A sala pode ser dividida em dois grupos para jogar também. Nesse caso o professor deve assegurar que todos os integrantes da equipe participe de alguma maneira.
Jogue com seus alunos até que eles tenham assimilado o Conceito de Numeração Decimal.

- Caixas de leite agrupadas representando: unidade, centena e dezena.

- Palitos de sorvete agrupados com elásticos em dezenas e centenas. Dado reciclado feito com caixa de chá.


- Caixas de leite agrupadas representando: unidade, centena e dezena.
Materiais que utilizamos  para confecção do jogo “Nunca Dez Reciclado”.
Segue abaixo materiais que são necessários para realização do jogo:
* 1 Tabuleiro para grupo, que contenha unidade, dezena e centena, podendo ser de caixa de leite, ou qualquer material reciclável (modelo em anexo);
Obs.: O professor poderá confeccionar cartelas de cartolina para substituir as caixas.
* 1 ou 2 dados (em anexo);
* Palitos de picolé (em anexo);
* Elástico de borracha (em anexo);


Comentários