Postagem em destaque

Xadrez Reciclado


O jogo de xadrez é uma importante ferramenta que pode ser usada pelo professor. Veja o que descobri nesse artigo:
"Nos últimos anos tem havido dezenas de estudos educacionais e psicológicos que examinar os benefícios de jogar xadrez para crianças. Dr. Peter Dauvergne da Universidade de Sydney, escreveu um artigo chamado "O Processo de xadrez como uma ferramenta para desenvolver mentes de nossas crianças." Esta lista de benefícios é levado diretamente a partir de seu artigo e é fato. Xadrez ajuda a: 
1º Aumentar o quociente de inteligência (QI); 
2º Fortalecer habilidades para resolver problemas, aprender a tomar decisões difíceis e abstratas de forma independente; 
3º Avivar a memória a linguagem e habilidades matemáticas; 
4º Desenvolver o pensamento crítico, criativo e original; "
Fonte: http://cxmaraba.blogspot.com.br/2010/10/10-razoes-pelas-quais-as-criancas-devem.html


Tenho uma proposta ecológica e divertida para te ajudar a trabalhar esse importante jogo: um xadrez divertido e diferente. Divertido porque você pode usar diferentes materiais e cores para criar essa proposta.
Diferente por usar novos materiais em sua confecção: rolinhos de papel higiênico, jornal, tinta e tecidos... todos esses materiais que foram reaproveitados.  



  • 1º Passo

Corte os rolos de papel higiênico em três tamanhos diferentes como mostra a foto



  • 2º Passo
Faça dois grandes representando os reis. Quatro médios para as rainhas e os bispos. Use os rolos em tamanho normal para as torres(você vai precisar de quatro) e finalmente os menores para moldar os peões e os cavalos. Dê os formatos nas peças com papel amassado e fita crepe. Alguns detalhes foram feitos com pedaços de embalagens de leite.



  • 3º Passo

Cubra todas as peças com camadas de jornal e revistas. Os pedaços devem ser rasgados e colados com cola de farinha.  
Cola para papel:
Ingredientes:
- 1/2 litro de água
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher(sopa) de vinagre
Modo de Preparo:
Misture tudo e leve ao fogo até ferver, após levantar fervura desligue o fogo e aguarde esfriar. A cola já pode ser usada.


  • 4º Passo
Deixe as peças secarem na sombra por um dois dias. Pinte as peças co tinta branca para fazer um fundo. Utilize restos de tinta que você tem em casa. Use corantes para fazer as cores que você vai usar nas suas peças de xadrez.


Pinte os rostos e os cabelos. Usei cores diferentes para a pele do rosto para representar as diversas raças, isso vai te ajudar a trabalhar o preconceito racial. 
Para as roupas eu usei retalhos de tecido que ganhei, pois a ideia é reaproveitar tudo o que temos. Você pode usar botões, fitas, contas... enfim o que você tiver. Os tecidos de chita também ficam bem interessantes pois dão um colorido especial...
O próximo passo é fazer os contornos do rosto, utilizei caneta de retroprojetor preta. Para os detalhes das torres usei tinta e contornei com a mesma caneta usada para os contornos do rosto.   


Veja como ficaram as peças prontas!


O tabuleiro eu fiz entrelaçando tiras de papel brancas e pretas. Para dar acabamento colei um papel por baixo para ficar mais firme. O acabamento final eu fiz com fita adesiva colorida. 


Utilize esse xadrez nas aulas de história quando estiver trabalhando as grandes batalhas da história. Na educação para cidadania  utilize esse jogo para ensinar sobre as diferenças raciais e o respeito que precisamos ter uns com os outros. No blog http://www.xadrezparatodos.com/livro.htm você vai encontrar ótimas dicas para trabalhar esse importante jogo com seus alunos.




Comentários

Postar um comentário

GOSTOU? O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?
DEIXE AQUI SUAS SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!!