Postagem em destaque

BATIKE AFRICANO


Uma sugestão para decorar suas paredes

Ganhei de uma querida amiga este batik que ela trouxe de Moçambique para mim, mas fiquei me perguntando: como vou pendurar na parede?




Pensei nas molduras, que não iriam combinar com o estilo do panô. Certo dia olhando para as cortinas, tive a idéia de usar um varão para pendurá-lo, e não é que ficou bom... eu gostei.


Se você não tem um batik, pode usar um tecido com uma estampa diferente, algo que você pintou ou até mesmo uma canga, porque não? Se você gosta e combina com sua decoração, vá em frente.

Abaixo postei umas informações muito interessante sobre está arte.

O batik abaixo foi feito por Armando. Lindo!! Amei.


O batik pode ser considerado tanto uma arte quanto uma técnica artesanal (craft). A arte de decorar tecidos, usando cera e tingimentos, é praticada há séculos. Em Java, na Indonésia, faz parte de uma tradição secular e alguns dos mais elaborados batiques ainda são feitos lá. É uma forma de expressão artística que consiste em desenhar com máscaras de cera quente sobre o tecido ou em madeira e em seguida tingi-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. Estas máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida.

Nos tempos das colonizações a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e alem dele, papel, couro e casca de ovo.

Cada trabalho de Batik é original e feito à mão.

Fonte: Wikipédia

Comentários