Postagem em destaque

Ábaco ecológico



O ábaco é um excelente instrumento para ensinar as crianças a somar e subtrair. Vamos conhecer um pouco da sua história:
ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. 
pt.wikipedia.org/wiki/Ábaco

Hoje vou ensinar o passo a passo para confeccionar esse lindo ábaco. Vamos lá?






  • 1º Passo
Separe uma embalagem de plástico como a da foto. Ela deve estar limpa e seca. Faça dois cortes em ambos os lados da embalagem(como mostra a foto).
Faça quatro buracos em cada lateral da embalagem onde você vai encaixar os tubos de caneta.


  • 2º Passo
Cubra a garrafa com pedaços de jornal e revista. Utilize a mesma cola que usamos para colar as peças de xadrez(nessa postagem tem a receita da cola). Faça no mínimo três camadas. Deixe secar por dois dias. Pinte com a tinta branca. Depois de seco pinte nas cores que desejar fazendo as janelas e compartimentos do foguete(como a foto do início da postagem).


  • 3º Passo
Para fazer as peças do ábaco vamos usar canudos de papel. Use um tubo de caneta para moldá-los, passe cola para ele ficar fechado.


Pinte as peças com cores fortes. Cada cor deve ter dez peças. As peças precisam passar livremente de um lado para o outro.

Encaixe os tubos de caneta já com as peças nos furos das laterais. Para que os tubos não fiquem caindo faça um suporte com massa de modelar no lado de fora(como mostra a foto).
No outro lado da embalagem faça furos envolta da abertura para que as crianças possam fazer o alinhavo e desenvolver a coordenação motora.



Aponta do foguete foi feita na tampa da garrafa, Corte um triângulo em papelão grosso para fazer essa parte. Os acabamentos da peça são feitos com fitas adesivas coloridas. Os contornos pretos foram feitos com caneta para retroprojetor. Agora chegou a sua vez...

Comentários

Postar um comentário

GOSTOU? O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?
DEIXE AQUI SUAS SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!!