Postagem em destaque

Eco Brinquedo: Cubo das formas


Esse cubo vai a criança na construção mental, na memorização e no trabalho em equipe. Pode ser jogado em grupos dois, três ou quatro jogadores. 
Faixa etária: de 10 a 12 anos.




1º Passo

Agrupe seis embalagens(1 litro) de leite, como mostra a foto. Encape seus cubo(recicle papéis que você tenha em casa, jornal, revista... enfim reutilize tudo o que você tiver). As bordas do cubo devem ser cobertas com fita adesiva para não descolar no manuseio. Decore com durex colorido.





  • 2º Passo

Recorte as figuras geométricas em papéis coloridos. Cole nas seis faces do cubo formando as sequências que deverão ser memorizadas. 





Numere cada sequência.

3º Passo


Recorte em papelão grosso as mesmas formas que você colou no cubo. Você vai precisar de quatro de cada. Pinte com as mesmas cores que utilizou para o cubo.


  • 4º Passo
Depois de prontas as figuras devem ficar como mostra a foto.

Para marcar o tempo da memorização, confeccione uma ampulheta usando duas garrafas transparente de 250 ml. de água. Dentro da ampulheta você pode por grãos, pedrinhas, serragem, areia...(eu usei arroz na da foto). Para juntar as partes e decorar, usei durex colorido. A junção das partes deve ser bem encaixada e colada para que o grãos não vazem.


Como jogar:
  1. Faça grupos de 3 e 4 alunos.
  2. Um representante do grupo deve jogar o cubo, o número e a sequência que cair deve ser memorizada pelos membros do grupo durante o tempo estipulado pela ampulheta(você pode usar o relógio ou cronômetro para marcar o tempo também).
  3.  Depois que acabar o tempo de memorização, retire o cubo e coloque-o num lugar onde não pode ser visto.
  4. Utilizando as formas geométricas o grupo precisa montar a sequência que tirou no cubo. Dê um tempo para essa montagem também, esse tempo tende a diminuir a medida que a memorização vai melhorando.
  5. Ganha quem montar mais sequências em menos tempo. 
DICA PARA O PROFESSOR: o segredo desse jogo é que seus alunos aprendam o trabalhar em equipe facilita a memorização, pois cada um pode memorizar uma linha da sequência facilitando dessa maneira a memorização.



Comentários