Postagem em destaque

Trabalho Voluntário


Esta semana estamos voltando para nosso trabalho de voluntariado nos hospitais de Curitiba e região metropolitana. Quero aproveitar para encoraja-los a desenvolver e a se envolver no trabalho voluntário. Você será o maior beneficiado, e estará ajudando o próximo.
                                        Voluntários Mel Eka e Robinho(o robô corajoso) 

Segundo o site Seja um Voluntário(WWW.VOLUNTARIOS.COM.BR) os maiores benefícios são:
Estimulando o cérebro
"A ciência pode esclarecer alguns pontos relacionados aos benefícios físicos do voluntariado. Resultados de uma pesquisa realizada pelo neurocientista brasileiro Jorge Moll, nos Estados Unidos, mostra que o simples ato de pensar em fazer o bem já ativa o sistema de recompensa do cérebro e libera uma carga do neurotransmissor dopamina, substância envolvida na sensação de bem-estar. Outra região acionada nesse processo é o córtex subgenual, ligada à formação de laços afetivos de longo prazo (como namoro e amizade).
E tem mais. O pesquisador entregou US$ 128 aos 19 voluntários e pediu que decidissem o que fazer com a quantia: embolsá-la ou doá-la a alguma instituição de caridade. Enquanto pensavam, foram submetidos ao exame de ressonância magnética que revelou que aqueles que mantiveram o dinheiro para si não tiveram ativado o sistema de recompensa do cérebro."




Um simples abraço pode fazer a maior diferença na vida de uma pessoa. Ele só precisa ser voluntário.

Atividades mais complexas também podem ser desenvolvidas como a pintura de um corredor do hospital, plantar uma árvore, um jardim, pintar um muro... são muitas as necessidades de entidades filantrópicas que prestam ajuda gratuita ao próximo, muitas dessas vivem de doações que as vezes não são suficientes para a contratação desses serviços.


Há essa altura espero que você já esteja contagiado com essa ideia, e talvez se perguntando: Por onde começar? Abaixo o Caminho das pedras:
O CAMINHO DAS PEDRAS 
Na era da Internet, nunca foi tão fácil pesquisar instituições sem fins lucrativos que necessitam de ajuda. Você pode começar a busca nos sites dedicados ao assunto, como o Portal do Voluntário (www.portaldovoluntario.org.br), Seja um Voluntário (www.voluntarios.com.br) e Faça Parte (www.facaparte.org.br). Por outro lado, exercer o trabalho voluntário exige dedicação e responsabilidade.  Para ajudar você, anote estas dicas:
Qualquer pessoa pode ser voluntária, independentemente do grau de escolaridade ou idade, mas boa vontade e responsabilidade são qualidades essenciais.
Dê preferência a entidades perto da sua casa ou trabalho, mas antes verifique se a área de atuação está de acordo com a sua intenção, e faça uma visita.
Conheça o funcionamento e as necessidades da entidade. Se não der certo com a primeira, não desista - tente outra.
Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que seu trabalho não possa ser criticado. Pode não ser remunerado, mas o trabalho é sério. O grau de profissionalismo exigido nessas entidades é o mesmo de uma empresa.
Não desanime se nem todo mundo vibrar e bater palmas pela sua dedicação. Afinal, a quem você espera agradar?
FONTE: WWW.VOLUNTARIOS.COM.BR

Comentários

  1. Amei... estou pesquisando algumas entidades que eu possa mim identificar, para pode ajudar como voluntária.Gostei muito das dicas"como fazer murais e bolsa". Amo o trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  2. em que periódico científico essa pesquisa foi publicado?

    eu acho que poucas pessoas se sentem bem fazendo trabalho voluntário,pois se todos se sentissem bem fazendo trabalho voluntário,todo mundo faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo estudo da Universidade de Michigan (EUA), e com melhor qualidade de vida, afirma o pesquisador americano Allan Luks, no livro The Healing Power of Doing Good (O Poder Curativo de Fazer o Bem, sem tradução para o português).
      http://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/os-beneficios-do-trabalho-voluntario/

      Excluir

Postar um comentário

GOSTOU? O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?
DEIXE AQUI SUAS SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!!